Idade

por Misha Gibson, que gostaria de não envelhecer

171 Todo Dia

Terça, 27 De Março De 2018 ás 06:00

Idade

Idade

Esses últimos dias tive a impressão de ter envelhecido uns anos a mais do que eu tenho, na verdade, do que eu sinto que tenho. Me senti mais velha, com menos daquela força da juventude de mudar o mundo, de sentir tudo ao mesmo tempo. É que a minha idade sensorial, aquela que eu sinto que tenho, sempre foi 22, 25. Esses últimos dias eu me senti com uns 10 anos a mais.

Fui conhecer um lugar bacana de um amigo de longa data. E de repente percebi que ele não tem mais os mesmos 15 anos de quando o conheci. Ele olhava com espanto para meu pequeno entrando na adolescência, eu olhava para meu amigo com cara de espanto e meu pequeno me olhava com cara de quem não entendia nada. Meu amigo me disse: estamos velhos, estamos velhos!

Esse meu encontrou com esse amigo foi tão legal, tão curto e tão impactante, que a gente resolveu montar um grupo de zapzap com nossos amigos quase virtuais daquela época. Poder conversar novamente com eles da maneira como a gente conversava, despretensiosamente, é um alívio. Mas, volta e meia me esbarro com as dificuldades da vida moderna: não é todo mundo que responde, e tem o trabalho, responsabilidades e as coisas do cotidiano. O que me impediu tanto tempo de retomar essas conversas amenas e tão divertidas?

Outra coisa que me fez me sentir bem mais velha: lollapalooza. Quando soube que uma das minhas atuais bandas favoritas viria, fiquei doida. Pensei em economizar uma grana, organizar minhas atividades e tal. Mas, as contas não fecharam e não fui. Claro, fiquei chateada, mas no fim de tudo até achei melhor. Assisti em casa, só a banda que eu queria, não gastei nada além de internet. Pensei: estou velha pra ficar de pé o dia todo. Estou velha pra não ter um banheiro limpo. Estou velha pra ficar no sol/chuva. Estou velha para gastar tanto dinheiro em uma coisa que o pequeno não poderia participar. E muito pior: estou velha para ir sozinha assistir um show. Acho que eu fiquei procurando desculpas para não ficar tão chateada.

E a última coisa que me fez sentir mais velha foi uma coisa totalmente boba. Fui caminhar com minha mãe enquanto esperávamos o pequeno na aula de futsal. Dei uma corridinha como sempre, mas eu tinha que dar uma paradinha para esperá-la. Quando paramos, ela me disse: 'você tem energia'. Eu tenho energia para caminhar? Queria ter mais energia para fazer outras coisas, queria ter fôlego de 20 anos.

Eu sei que a idade que eu tenho não é a idade que eu penso ter. E também não é a idade que meu corpo tem. E idade nunca foi um problema tão evidente quanto estes dias, estes episódios. Talvez a minha crise dos -enta esteja me atingindo agora. Talvez a metade pra frente, como disse um outro amigo, pareça mais perto do que a metade para trás. Ou talvez eu esteja apenas constantando que a idade que eu tenho esteja encontrando a idade que eu penso ter. Isso seria maturidade?


171 Todo Dia

Três amigos se revezando, a cada semana, para mostrar o cotidiano de um jeito absolutamente normal.

E-mail: 171tododia@gmail.com

Enquete

Qual o seu candidato a Presidente em 2022?

LulaBolsonaroCiro GomesLuciano HuckOutro

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202