A Beleza do Hard Rock Setentista

André Floyd

Quinta, 26 De Dezembro De 2013 ás 18:29

A Beleza do Hard Rock Setentista

A Beleza do Hard Rock Setentista


Apesar de embrionariamente serem da década de sessenta, foi na década seguinte que as grandes bandas de hard rock se tornariam sólidas e esbajaram criatividade e técnica.

A co-dominância guitarra/teclado é o que para mim caracteriza a grande marca desse estilo, adicionando ainda os vocais potentes, porém harmoniosos e por vezes até com um certo lirismo.

Quatro bandas ilustram perfeitamente o que eu quis dizer:

1- Led Zeppelin: Podem dizer que o Led está na categoria errada, que o lugar dela seria no Heavy Metal, mas até o guitarrista Jimmy Page discorda disso, pois segundo ele o Zeppelin é uma banda de riffs, vindos do blues, podendo até ter alguns elementos mais pesados e por isso categorizado como tal.

Acho que no meio do caminho entre o blues e o heavy metal mora o hard rock, tendo como vizinhos o jazz e a música clássica.

Led Zeppelin: No Quarter

2- Deep Purple: O Purple chega a ser pedagógico em se tratando de hard rock, ouvindo e/ou vendo a banda conseguimos ter toda a noção do Hard70, com as sequências alternadas de solos entre guitarra e teclado, com Ritchie Backmore e Jon Lord abusando do entrosamento, sobretudo nos palcos, além do frontman Ian Gillan "rasgando" sua garganta nos gritos bem oportunos, mas também mantendo a linha melódica nos tons baixos quando era o caso.

A formação seguinte com Glenn Hugues(baixo e voz) e David Coverdale nos vocais manteve a base hard e adicionou a influência soul trazida por Hughes.

Deep Purple - Child in Time

3- Uriah Heep: Aqui entra o lirismo vocal que citei acima, em músicas como I Wanna Be Free, ouve-se um coro  dos integrantes. No Uriah a magnificência vocal ficava a cargo do finado David Byron e a dobradinha guitarra/teclado nas mãos de Mick Box e Ken Hensley(este também dominava slide guitar).

Uriah Heep - Beautiful Dream

4- Rainbow: espécie de banda "filha" do Deep Purple, uma vez que nasceu em 1975 de um dissidente fundador, o guitarrista Ritchie Blackmore, o Rainbow talvez tenha feito a verdadeira ponte hard-heavy. Blackmore apresentou ao mundo Ronnie James Dio, que se tornaria anos depois através de sua entrada no Black Sabbath, um dos maiores nomes da cena Heavy Metal. Posso dizer que o Rainbow foi o modo encontrado de Ritchie fazer o que faria se continuasse no Deep Purple, um hard rock para se ouvir mais e dançar menos, sem o componente funky que o fez divergir do caminho Purple.

Rainbow - Catch the Rainbow



Aumente BEM o Som!


André Floyd

Porque música é assunto para a vida toda!

E-mail: almfloyd@hotmail.com
Site: http://web.facebook.com/confrariafloydstock

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202