Algumas dicas diárias de alimentação saudável

Laís Lunardon

Segunda, 29 De Outubro De 2012

DICA DA MANHÃ: Mais satisfeita com menos.

Antes de morder o próximo sanduíche, experimente cortá-lo em quatro ou cinco pedaços. Você vai comer menos e se sentir mais satisfeita. Um estudo da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, comparou: pessoas que cortaram o pão (tipo bagel) recheado com cream cheese em quatro partes pararam de comer antes daquelas que preferiram manter o sanduíche inteiro. De acordo com os pesquisadores, dividir os alimentos em vários pedaços cria uma ilusão de ótica que engana o cérebro. Ele pensa que você está comendo mais do que realmente está e, por isso, se sente feliz com menos. Vale tentar.

DICA DA TAREDE: Frutas, grãos e iogurtes deixam o seu organismo forte e dão muita disposição

Castanha-do-pará
O que faz: fonte de selênio e vitamina E, o fruto retarda a velhice e aumenta a imunidade, além de diminuir o risco de doenças do coração e equilibrar o hormônio da tireoide. Consumo: uma unidade por dia.

DICA DE FIM DE TARDE: Almoce fora e experimente novos sabores

Conhecer um novo restaurante é bom, mas convocar o amado ou as amigas para um piquenique pode ser mais bacana ainda. Marque o encontro num parque da sua cidade — de preferência num local que você nunca foi. Cada convidado leva uma iguaria para não dar trabalho. A nutricionista Marcia DalMedico, do Spa Jardim da Serra, em São Pedro (SP), sugere rechear a cesta com frutas frescas fatiadas, frutas secas, biscoitos com gergelim, geléia e até o seu chocolate predileto (porque ninguém é de ferro). "São alimentos ricos em carboidrato, o que aumenta a sensação de bem-estar e cria um clima perfeito para a confraternização", explica.

Se chover: reúna os amigos e organize uma noite típica. Vale culinária árabe, italiana, indiana, nordestina... o importante é abusar dos temperos e especiarias. Experimentando novos sabores ou combinações exóticas, você viaja por vários países e suas respectivas culturas sem sair de casa.


DICA DA NOITE: Dormir bem ajuda a emagrecer e garante mais qualidade de vida


Soninho bom!
O sono está no mesmo patamar de importância da alimentação equilibrada e do nocaute ao sedentarismo, hábitos consagradíssimos para manter o ponteiro da balança estável. Isso quer dizer que dormir bem não só ajuda a emagrecer mas também garante melhor qualidade de vida. Já há estudos que ligam a privação de sono a acidentes no trabalho e à baixa resistência ao stress e infecções, além de ter relação íntima com doenças como depressão, fibromialgia e, agora, com a obesidade. Dois estudos norte-americanos, da Universidade de Chicago e da Universidade de Columbia, apontaram a relação inversa entre um curto período de repouso e o aumento do IMC. Uma pesquisa conduzida no Brasil pelo pneumologista Denis Martinez, fundador da Clínica do Sono, em Porto Alegre, confirma o resultado: "quem dorme cinco horas ou menos por noite corre três vezes mais risco de se tornar, no futuro, obeso", afirma. 

Laís Lunardon

Formada em Nutrição pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco. Trabalhando com Reeducação Alimentar e Kits de dieta há 7 anos. Cursos na área de gastronomia e suplementação estética.

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202