10° Encontro com a Música Clássica acontece de 24 a 31 de outubro na Capital

Karina Lima

Segunda, 17 De Outubro De 2016 às 16h07

10° Encontro com a Música Clássica acontece de 24 a 31 de outubro na Capital

10° Encontro com a Música Clássica acontece de 24 a 31 de outubro na Capital

 “Será que as pessoas gostam de música clássica?”, pergunta a narradora no vídeo que foi passado na noite desta sexta-feira (15 de outubro), no Museu de Arte Contemporânea, durante o lançamento da 10ª edição do Encontro com a Música Clássica. O público que lotou o saguão do Marco parece confirmar que sim.

As cadeiras estavam todas ocupadas e muitos ouvintes tiveram que ficar de pé, pois as pessoas compareceram em peso para ouvir o Quarteto Toccata, a Orquestra Infantil da Fundação Ueze Zahran, a Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues e do Grupo de Incentivo a Cidadania Viver Bem, além da Filarmônica Jovem do Pantanal e da estreia da Orquestra de Violoncelos de Campo Grande.

O Encontro com a Música Clássica é o mais tradicional festival de música de concerto de Mato Grosso do Sul. É promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Empreendimento e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e com a iniciativa de músicos eruditos, bem como de instituições parceiras como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O evento acontece de 24 a 31 de  outubro  em Campo Grande. O interior também será contemplado  nas cidades de Corumbá, Bonito, Aquidauana, Miranda, Sidrolândia, Terenos, Jaraguari, Bandeirantes.

O diretor geral e artístico do Festival, Eduardo Martinelli, desejou uma boa noite a todos e disse esta 10 edição será um verdadeiro desfile da música de concerto do nosso Estado, daqui a duas semanas, no Teatro Glauce Rocha. “Hoje estamos dando uma prévia do que vai ser o festival. Todas as atividades são gratuitas. Junto com minha equipe idealizei este festival e não esperava que ia ter a proporção que tomou. Para o ano que vem esperamos que possa haver uma potencialização desse festival. A gente tem tido uma aceitação enorme do público, sem o qual não teríamos chegado à 10ª edição. Que esta noite seja um prenúncio do que vai ser o festival daqui a duas semanas”.

A presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Andréa Freire, disse ser uma alegria ver o Marco com uma plateia tão especial. O museu está aberto a vocês. É uma alegria realizar este festival. Quem faz com amor é mais capaz, como esses jovens, o amor com que eles fazem a música clássica. O que significa a música clássica para quem se envolve com ela? O amor, a dedicação, a competência, o cuidado com que esses professores se dedicam. Palmas ao amor! O ano que vem este Encontro será também ao ar livre. Desfrutem dessa noite de hoje e participem da programação que virá”.

O casal Gilson e Silvânia Rodrigues vieram com o filho Rafael prestigiar os outros dois filhos Samuel e Saulo, que tocam violino na Orquestra Infantil da Fundação Ueze Zahran. Eles disseram que quando começou o projeto no Jardim Centenário os meninos manifestaram interesse em participar. “Com muito amor estão na orquestra. Tem muita música na nossa casa. Um evento como esse é importante pela popularização da música clássica, que não é muito comum. Em Mato Grosso do Sul tem muito sertanejo. Com essas iniciativas a tendência é popularizar a música clássica”.

O militar Luiz Francisco Júnior e sua namorada, a fisioterapeuta Débora da Rocha, têm o hábito de ouvir música clássica Ele é trompetista e ela organista, tecladista e pianista e tocam na igreja evangélica que frequentam. Vieram a convite do Wilton Lopes, o solista de oboé na noite desta sexta-feira, e que toca na igreja também. Para Luiz e Débora, a música clássica náo é uma coisa que está imbutida na realidade do país. “Este festival é uma forma de trazer uma cultura diferenciada para as pessoas. Os instrumentos, tudo nos agrada. Música clássica é alegria felicidade, traz outro lado do mundo que pouca gente conhece. Para mim”, diz Débora, “traz paz e tranquilidade”.

Wilton Lopes, professor de oboé no projeto Zahran, toca o instrumento há nove anos. “É um instrumento suave, muito sublime, é bem gostoso de ouvir e completa o arranjo, a orquestra. A experiência é muito boa. Eu escuto música clássica sempre. Mozart, Beethoven, Haydn, ouço para poder me atualizar e também porque gosto. Um Festival como este é muito bom porque a música clássica é muito restrita. As pessoas têm em mente que é algo não acessível e trazer isso para a criança é muito bom. Aumenta o desenvolvimento cultural das crianças e das pessoas em geral também. Divulgando, as pessoas passam a gostar desse gênero musical”.

Confira abaixo a programação da 10ª Edição do Encontro com a Música Clássica:

Programação 2016

 
Dia 24.10 (Segunda-feira)
Petar Krastanov
9h às 11h - Ensaio aberto Jorge Geraldo e Petar Krastanov e Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande (OSMCG)  - Centro Municipal de Música
14 h às 17 h – Ensaio aberto Isso Fischer e OSMCG / Soprano Daniele Oliveira e OSMCG (Centro Municipal de Música)
 
Dia 25.10 (Terça-Feira) 
9 h às 11 h - Ensaio aberto Jorge Geraldo e Petar Krastanov e Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande (OSMCG)  - Centro Municipal de Música
14 h às 17 h – Ensaio aberto Isso Fischer e OSMCG / Soprano Daniele Oliveira e OSMCG (Centro Municipal de Música)
 
Dia 26.10 (Quarta-feira)
11 às 13 – Ensaio Aberto Jorge Geraldo e OSMCG / Isso Fischer e OSMCG / Soprano Daniele Oliveira e OSMCG (Glauce Rocha
 
20 h – Glauce Rocha - Concerto Daniele Oliveira Mezzo Soprano e OSMCG – Regencia Eduardo Martinelli
Jorge Geraldo - Saxofone
 
Jorge Geraldo e OSMCG - regência Eduardo Martinelli - Concerto saxofone e Orquestra de Glazunov
 
Iso Fischer e OSMCG regência Rodrigo Faleiros - Obras de Iso Fischer
Orquestra Infantil Grupo Zahran 
 
Dia 27.10 (Quinta-feira)  14 às 18 – Ensaio Aberto Illvminata (Daniele Oliveira-Curitiba) e OSMCG – Teatro Glauce Rocha
20 h – Glauce Rocha – Camerata Viver Bem e Jardel Vinicius Tartari – Show Fronteiras de MS
Ilvminata (PR) – Musica Medieval do Séc. XI e XV
 
Dia 28.10 (Sexta-feira)
10h às 13h – Ensaio Aberto Mario Marques (SP) e OSMCG
Arnaldo Savegnago e Quinteto Musiart (RS)
Arnaldo Savegnago e Quinteto Musiart (RS) e OSMCG
20 h Mario Marques (SP) e OSMCG – Regência Thais Costa – Estreia concerto para Clarone e Orquestra de Frederico Zimmermann Aranha
Arnaldo Sevegnago e Quinteto Musiart e OSMCG – Regência de Thais Costa
Orquestra Indígena do Grupo Zahran
 
Quinteto Camburi
Dia 29.10 (Sábado)
15h às 17hs – Ensaio Aberto Quarteto Camburi (ES)
20 h – Glauce Rocha – Quarteto Camburi
Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues
 
Dia 30.10 (Domingo)
10h às 13hs Ensaio aberto Petar Krastanov (Bulgária) e OSMCG / Regina Scholochauer e OSMCG
20 h - Petar Krastanov (Bulgária-BR) e OSMCG – Regente Helder Trefzger – Quatro Estações – Antônio Vivaldi
Regina Scholochauer e OSMCG – Concerto em Ré Menor de Carl Philipp Emanuel Bach
 
Dia 31.10 (Segunda-feira)
17 às 19 h Ensaio Aberto Banda Sinfônica e Camerata de Madeiras Dedilhadas
20 hs - Banda Sinfônica  Da UFMS e Camerata de Madeiras Dedilhadas – Homenagem a Villa Lobos

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202