Espetáculo Patas Arriba terá apresentação gratuita em Campo Grande nesta quinta

Coreógrafo e diretor artístico do espetáculo, Rui Moreira, é ex-bailarino do famoso Grupo Corpo, de Belo Horizonte. A circulação acontece por meio do Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2015.

Isabela Ferreira

Segunda, 16 De Janeiro De 2017 às 12h42

Espetáculo Patas Arriba terá apresentação gratuita em Campo Grande nesta quinta

Espetáculo Patas Arriba terá apresentação gratuita em Campo Grande nesta quinta

A Humanitas Arte e Cultura, do Rio Grande do Sul, desembarca em Mato Grosso do Sul e nos países vizinhos Bolívia e Paraguai, neste mês de janeiro com o espetáculo ‘Patas Arriba’.

Em Campo Grande-MS a apresentação acontece na próxima quinta-feira (19), às 20 horas, no Teatro Prosa – Sesc Horto (rua Anhanduí, 200, centro). A entrada é gratuita.

Através da literatura de Galeano, autor contemporâneo, um dos mais célebres de toda a América Latina, surge a inspiração para um trabalho coreográfico engajado no questionamento de uma sociedade controversa e na poética da simplicidade dos meios de vida.

Em ‘Patas Arriba’ Galeano revela um mundo de desigualdades sociais e contradições nas relações impostas por diferentes formas de poderes, mas ao final da obra convida o leitor a um “voo”, a usufruir do “direito ao delírio”.

A mensagem de Galeano, então, revela uma verdade contundente ao passo que promove uma possibilidade de reação, pois para o próprio autor “a primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la”.

É no “direito ao delírio” proposto em ‘Patas Arriba’, que o coreógrafo Rui Moreira buscou elementos para a composição coreográfica do espetáculo, que teve estreia em dezembro de 2014 em Porto Alegre/RS e, em Caxias do Sul/RS, em janeiro de 2015. Esta criação foi realizada com recursos do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.

Dando continuidade ao trabalho, a produtora Humanitas Arte e Cultura propôs e foi agraciada uma vez mais com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 – para promover a circulação do espetáculo ‘Patas Arriba’ com o projeto Fronteiras Imaginárias, pelas Regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil, em cidades-gêmeas e da faixa de fronteira com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. A circulação abrange cidades nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

A criação de Rui Moreira é a um só tempo fator que legitima qualidade artística ao projeto por sua reconhecida trajetória e que promove a integração cultural entre o Brasil e os países vizinhos, a partir da obra de Eduardo Galeano.

Sobre o espetáculo

Se Alice, do País das Maravilhas, renascesse nos nossos dias não necessitaria de um espelho para descobrir o mundo ao revés. Para explorar o mundo ao contrário bastaria que a personagem de Lewis Carroll olhasse através de uma janela. É o que medita Eduardo Galeano na sua obra Patas Arriba – La escuela del mundo al revés.

No espetáculo de dança ‘Patas Arriba’, Rui Moreira, bailarino, diretor e coreógrafo, assume a direção de um peculiar elenco formado por bailarinos contemporâneos e dançarinos de danças urbanas. “A iniciativa de ter a dança como mídia para o pensamento do jornalista e escritor uruguaio, Eduardo Galeano, a partir desta obra, propõe um movimento cultural potente que se inicia na cidade de Porto Alegre, extremo sul do Brasil. A mim foi delegado o papel de provocador criativo para concepção de um espetáculo. Assumi esta função a partir de pontos de vista diversos sobre a obra do escritor e interagi com todos. De dançarinos à equipe de arte e de produção. Isso foi uma oportunidade incrível que agradeço profundamente. A concepção de ‘Patas Arriba’ foi um exercício de autoria compartilhada”, afirma Rui Moreira.

Foi a literatura de Galeano, autor contemporâneo, um dos mais célebres de toda a América Latina, que inspirou a obra de dança contemporânea, engajada em questionamentos sociais. Eduardo Galeano (1940-2015), escritor e jornalista uruguaio, deixou como legado obras que exercem profunda influência no pensamento político e social latino-americano.

Em ‘Patas Arriba’, Rui Moreira teve um minucioso trabalho de pesquisa e uma longa jornada de ensaios e experimentações para expressar um mundo de “pernas pro ar” através da dança contemporânea. O resultado é uma poética homenagem da dança à obra literária de Galeano. “Os dançarinos, protagonistas centrais do processo, se entregaram às provocações nos encontros de trabalho e confrontaram suas heterogêneas realidades cidadãs. Foi lindo mediar esse encontro”, pontua Rui.

Serviço: em Campo Grande-MS a apresentação acontece no dia 19, às 20 horas, no Teatro Prosa – Sesc Horto (rua Anhanduí, 200, centro). A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (67) 99295-7802 e/ou pelo site www.patasarriba.com.br

Ficha técnica

Direção artística e coreografia: Rui Moreira
Direção executiva: Marise Siqueira
Elenco: Andressa Pereira, Bethány Martínez, Elias Jr., Escobar Júnior, Daniel Cavalheiro e Rodrigo Scherer
Diretora de ensaios: Andréa Spolaor
Iluminação: Maurício Moura e Kyrie Isnardi
Figurinos: Alexandre Silva
Duração: 52 minutos
Produção: Humanitas Arte e Cultura

Realização

Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2015

Produção

A Humanitas Arte e Cultura LTDA, fundada em 2009, surge para representar um núcleo de artistas empenhados no desenvolvimento da dança.
Com a coordenação e direção executiva da ex-bailarina e advogada Marise Siqueira, no seu percurso a Humanitas Arte e Cultura tem se ocupado em promover a dança de forma colaborativa, contando com a participação efetiva de profissionais consolidados que atuam nas áreas de produção, criação, formação e participação na construção de políticas públicas para as artes e para a cultura.
A circulação do espetáculo, através do Projeto Patas Arriba – Fronteiras Imaginárias, contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 acontece com apoio das produtoras Arado Cultural, com Júlia Aissa, no Estado de Mato Grosso do Sul e; Loa Produções Culturais e Rumo Empreendimentos Culturais, com Loana Campos e Diego Marchioro, no Estado do Paraná.

Apoio

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei)
Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS)
SESC

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202