Espetáculo Tekoha será apresentado em 4 Unidades Educacionais de Internação

Quinta, 18 De Setembro De 2014 às 18h27

Espetáculo Tekoha será apresentado em 4 Unidades Educacionais de Internação

Espetáculo Tekoha será apresentado em 4 Unidades Educacionais de Internação

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Superintendência de Assistência Socioeducativa da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, levará a quatro Unidades Educacionais de Internação de Campo Grande o espetáculo Tekoha, do grupo Imaginário Maracangalha.

As encenações aos adolescentes acontecem entre os dias 23 e 26 de setembro, sempre a partir das 14 horas. As apresentações culturais fazem parte das comemorações da Semana da Juventude 2014 e beneficiarão 100 reeducandos da Capital.

Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno é um espetáculo que narra a trajetória do líder guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e pelos direitos dos povos indígenas.

A palavra que dá nome ao espetáculo, Tekoha, tem um significado peculiar. “Teko” significa modo de estar, sistema, lei, hábito, costume. Tekoha, assim, refere-se à terra tradicional, ao espaço de pertencimento da cultura guarani. É no Tekoha que os guaranis vivem seu modo de ser. O Teatro Imaginário Maracangalha faz na rua, praças e outros locais de encenação a representação tão sagrada aos guaranis.

O espetáculo conta com a direção de Fernando Cruz e com os atores Camilah Brito, Fernando Cruz, Fran Corona, Moreno Mourão e Renata Cáceres no elenco. O figurino é de Ramona Rodrigues.

Uneis

A Superintendência de Assistência Socioeducatica da Sejusp atua na viabilização de tratamento adequado para reintegrar os internos ao convívio social por meio de programas, projetos e atividades preventivas e de tratamento. Também elabora, desenvolve e estimula programas de atendimento dos aspectos pessoais, sociais, familiares e profissionais dos adolescentes.

Campo Grande conta com quatro Uneis; Dourados e Corumbá contam com duas cada; Já as cidades de Ponta Porã e Três Lagoas, com uma. As Uneis são classificadas por categoria, considerando a sua estrutura administrativa e operacional e o quantitativo de adolescentes em medidas socieducativas: de internação, internação provisória e semiliberdade.

“As apresentações são muito importantes porque ajudam a aproximar os internos da arte. Acredito profundamente que as expressões culturais ajudam a transformar vidas e que a ressocialização passa diretamente pela oferta de educação e cultura”, analisa o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

Confira o cronograma de apresentações:

23 de setembro – terça-feira
Unidade Educacional de Internação Provisória Masculina Novo Caminho
Rua Afonso Celso, 710, bairro Jardim Los Angeles

24 de setembro – quarta-feira
Unidade Educacional de Internação Masculina Dom Bosco
BR-262, Km 309

25 de setembro – quinta-feira
Unidade Educacional de Internação Feminina Estrela do Amanhã
Rua Delegado Paulo Roberto Bastos, 20, Jd. Veraneio

26 de setembro – sexta-feira
Unidade Educacional de Semiliberdade Masculina Tuiuiú
Rua Fortaleza, 369, Jardim Imá

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202