Espetáculos do Circuito Dança no Mato são selecionados na Fundação de Cultura

Segunda, 01 De Setembro De 2014 às 11h05

Espetáculos do Circuito Dança no Mato são selecionados na Fundação de Cultura

Espetáculos do Circuito Dança no Mato são selecionados na Fundação de Cultura

Uma Comissão de Avaliação nomeada pela Secretaria de Governo selecionou os espetáculos que comporão a programação do Circuito Dança no Mato, projeto executado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e que percorrerá o Estado a partir deste mês.

Foram recebidas e analisadas nove propostas. Os selecionados na categoria espetáculo completo são: Vinícius Souza Barboza - Cinese Cia de Dança; Blanche Maria Torres - Cia Blanche Torres; Associação Cultural Dançurbana - Cia Dançurbana. Já os escolhidos na categoria coreografias foram: Patrícia Albuquerque de Almeida – Grupo Jovem Beatriz de Almeida; Elinei de Souza Morais – Grupo Bailah; Irineu de Castro Queiros Junior – Conexão Urbana; Reginaldo Borges – Expressão de Rua; Moreira e Miyahira – StreetPop.

A Comissão foi formada por Suzana Nazaret Dolabani Leite, diretora do Ballet Só Dança Auxiliadora e Ballet Dom Bosco; Mirian Lange Noal, coordenadora do Curso de Especialização e Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Renata Wilwerth Leoni, bailarina e produtora cultural.

Os oito grupos, companhias de dança, coletivos e artistas selecionados contam com atividades comprovadas em Mato Grosso do Sul. Os espetáculos e coreografias serão apresentados em quinze municípios do Estado a partir do mês de setembro.

As propostas foram enquadradas nas seguintes categorias: espetáculos completos, de 30 a 60 minutos de duração e coreografias, de no mínimo 15 e máximo 30 minutos. Três grupos realizarão duas apresentações de espetáculos completos e dois “diálogos” e cinco grupos ou artistas para realização de cinco apresentações de coreografias.

As propostas de diálogo podem ter formatos diferenciados, tais como improvisações, workshops, palestras “vivas”, intercâmbio com grupos locais, podendo ser abertas ao público ou não. O número máximo de integrantes nesta categoria não ultrapassa 20 pessoas, consideradas equipe técnica e coordenadores.

O Circuito Dança no Mato é um projeto que apresenta para a população do Estado um painel da produção da dança sul-mato-grossense, contribuindo para a formação de platéia, a cooperação e o intercâmbio entre os realizadores locais, estimulando a formação de novos grupos por meio de ações alternativas, pesquisas e troca de informações.

“O objetivo deste projeto é dar visibilidade às expressões contemporâneas da dança, reconhecendo e garantindo o destaque à pluralidade cultural de nosso Estado”, explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

Serviço: Outras informações no Núcleo de Dança da Fundação de Cultura, com a coordenadora Julia Aissa, pelo telefone 3316-9169.

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202