Feira Central terá Festival do Peixe com Cozinha Show e Atrações Musicais

Quarta, 01 De Abril De 2015 às 09h08

Feira Central terá Festival do Peixe com Cozinha Show e Atrações Musicais

Feira Central terá Festival do Peixe com Cozinha Show e Atrações Musicais

A oitava edição do Festival do Peixe acontece na Semana Santa, de 2 a 5 de abril, na Feira Central e traz para o público atrações culturais, fazendinha com peixes da região, danças, show musicais e a culinária com peixe.

A abertura oficial está programada para a próxima quinta-feira (02.03) a partir 19h30min com a presença de autoridades e a apresentação da Cozinha Show realizada em parceria pela Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Agronegócio) e Senac (Serviço Social do Comércio).

De acordo com os organizadores, o Festival do Peixe terá 28 restaurantes servindo pratos especiais de peixes da fauna do Pantanal. O visitante terá também a oportunidade de comprar peixes in natura abaixo do custo de mercado com a Feira do Pescado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que está presente no estacionamento da Feira Cental até quinta-feira (02.04) ou até quando durar o produto. Com a presença do Ministério da Pesca na Feira, o interessado poderá requisitar a carteira profissional de pescador. Para Alvira Appel Melo, representante da Feira Central, o Festival será uma grande festa para a família aproveitar de várias maneiras. “À noite têm shows musicais e no domingo de Páscoa, por exemplo, os pais poderão levar seus filhos para as atividades de lazer que vão acontecer durante a tarde e aproveitar um almoço em família”, comentou.

Cozinha Show
A Cozinha Show terá um palco montado pela Sedesc onde os profissionais do Senac vão ensinar as diferentes técnicas de manuseio dos peixes. Durante os dias da Feira, o público que se inscrever na Cozinha Show poderá participar de duas oficinas que acontecerão a partir das 19h30min. A primeira acontece na sexta-feira (03.04) e vai ensinar a fazer o Ceviche de Tilápia - que são tirinhas para sashimi e a Ventrecha de Pacu – feitas com costelinhas de pacu. A segunda oficina, no sábado (04.04) vai oferecer a técnica da Mojica do Pintado. Após o curso, os cortes produzidos pelos participantes vão passar pelos cozinheiros do Senac e serão servidos aos alunos para degustação.

De acordo com o Superintendente da Pesca da Sedesc, José Maria dos Santos, a Cozinha Show é um grande atrativo do Festival. “Nossa proposta é chamar a atenção das pessoas para o consumo do peixe e para isso as oficinas vão oferecer informações sobre o manuseio do peixe que faze toda a diferença. Quem sabe o corte correto do peixe pode adquirir o produto inteiro que é mais barato e produzir as postas, retirando o espinho e aproveitando ao máximo o pescado para vários tipos de receitas”, disse José Maria.

O superintendente destaca que em Campo Grande existem hoje mais de 30 psiculturas ativas e inativas e o desafio é estimular os produtores a retomar a psicultura aumentado a produção local. De acordo com levantamento feito pelas Sedesc em supermercados e peixarias, a capital tem hoje um consumo de 35 toneladas por mês de peixe. “Esse consumo é considerado baixo e estamos trabalhando para aumentar a produção, estimular o consumo e deixar o peixe mais fácil na mesa do campo-grandense”, anunciou.

Para fomentar a atividade na capital, a Sedesc oferece aos psicultures capacitação e assistência técnica. Nesta semana, acontece o encerramento e formatura da primeira turma de psicultores capacitados por meio do Pronatec pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no curso Manejo de Peixes em Tanques Escavados. Para quem se interessar em investir neste setor, pode procurar a Sedesc, que dará apoio técnico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67)3314-9533
Conheça a programação do Festival do Peixe

Programação

02.04 – Quinta-feira
19h30min – Abertura com a presença de autoridades e em seguida apresentação da Cozinha Show – Sedesc/Senac.
20horas – Shows com Gilson e Júnior, Paulo Sérgio, Marlon Maciel e Isac & Ferrant.

03.04 – Sexta-feira
12 horas – Feira aberta para o almoço
20 horas – Cozinha Show
Apresentação Cultural - Saxofonista Marcos Gonçalves e Grupo
Filme – Paixão de Cristo

04.04 – Sábado
Apresentação de atividades ao longo dia
Exposição Fazendinha
12 horas – Feira aberta para o almoço e Sarau com Duda Marques
19h30min Cozinha Show – Sedesc/Senac

05.04 – Domingo
12 horas – Feira aberta par almoço e Sarau com Paulo Góes
17 horas às 21 horas – Passeio com pequenos animais
19h30min – Cozinha Show – Sedesc/Senac
20 horas – Danças gaúchas e Árabes
Show com Grupo Sampri 

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202