Plataforma Cultural recebe o "Festival das Artes do Fogo" em Novembro

Sexta, 24 De Outubro De 2014 às 17h43

Plataforma Cultural recebe o "Festival das Artes do Fogo" em Novembro

Plataforma Cultural recebe o "Festival das Artes do Fogo" em Novembro

A Fundação Municipal de Cultura promove o FESTIVAL DAS ARTES DO FOGO um evento voltado a mostra, apresentação e comercialização de produtos originados das modalidades de arte que, para se concretizar necessitam do fogo, como por exemplo, a cerâmica, o vidro, a pintura de porcelana e faiança, a esmaltação de metais, entre outras.

Tais modalidades fazem parte das mais antigas expressões artísticas, requerendo dos seus praticantes, muita sensibilidade, técnica e talento, pois a obra só adquire seu estado final depois de ter contato com o fogo, que é quem dá o toque final à obra.

O Festival, primeiro evento específico do setor em Campo Grande e com abrangência estadual, tem como objetivo apresentar o setor  para o campo-grandense e divulgar a produção local e regional, promovendo um encontro de artistas, artesãos, professores ,indústria e população  para uma troca de informações, experiências e vivências nas áreas das artes do fogo. Haverá mini oficina para crianças, apresentação de equipamentos da área,  apresentação de produtos das industrias do estado, do Laboratório SENAI – Rio VERDE e fundição em prata.

Dentre os participantes estarão artistas, artesãos e representantes das Indústrias do estado. Estarão também a cerâmica indígena, artistas como Clara Rahe, Neide Ono Alexandra Camillo, América Cardinal, Buga de Bonito,   , Cerâmica Fênix, Artesanato Figueira, Fannyah, Gleide Inês, Grupo Madre Terra, Indiana,  Ateliê Ihayti, Luiz Gonzaga, Neuza Bencice, Pimpa Arruda, Rosie de Oliveira, APL Cerâmico Terra Cozida do Pantanal de Rio Verde , Laboratório Senai (Rio Verde), Ateliê Jasmim de Bonito, Silvia Stumpo, Grupo Riverarte de Rio Verde , UDU (Cerâmica de Bonito), Acadêmicos do curso de Artes Visuais da UFMS, entre outros brilhantes artistas e produtores de Mato Grosso do Sul.

O evento ocorrerá no dia 01 de novembro de 2014 (sábado), das 15h às 22h, na Plataforma Cultural (antiga Estação Ferroviária, na av. Calógeras esquina com a av. Mato Grosso). Maiores informações 3314 3232 ou 9273 2887 (Maria Helena).

Cerâmica

A cerâmica é o resultado do cozimento de argila, que é um tipo de barro retirado do subsolo. A argila possui uma consistência bastante pastosa, permitindo assim a sua manipulação. Molda-se diversas peças com a argila para posteriormente colocá-las em fornos para que possa haver o cozimento, que com o calor irá solidificar o material.

A prática da fabricação de objetos de cerâmica já é bem antiga, iniciou-se no Oriente Médio a cerca de nove mil anos. Porém só um tempo depois, a cerca de 3.500 anos é que começou a se utilizar a roda de olaria que auxilia o oleiro a dar uma forma perfeita a suas peças.

Uma característica bastante interessante é que as peças de cerâmica não se decompõem com o passar dos anos. Através da cerâmica contamos a historia da humanidade.

Fusing

A técnica do fusing foi descoberta há mais de 1500 anos a.c. na fabricação de objetos de vidro. O fusing (vidro fundido ou glass fusing) consiste em juntar pedaços de vidro em sobreposições, colocando-os no forno, elevando-se a temperatura acima dos 800ºC até o ponto de fusão para formar uma só peça. Utilizando-se um molde, os vidros sobrepostos transformam-se em um objeto moldado. Antes de fundir essas placas de vidro, é possível com criatividade desenhar, inserir metais, cores, bolhas… transformando-as em peças originais e exclusivas.


Porcelana

A técnica da porcelana é a de pintura na porcelana. Técnica clássica, que requer um trabalho muito detalhado e delicado, porém sempre atual. Normalmente utilizamos tintas e pincéis importados, trazendo uma qualidade superior aos trabalhos.
Após o desenvolvimento da pintura, as peças serão queimadas em forno específico a 750 graus.


Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202