Poetas Rubenio Marcelo e Marcos Coelho realizam noite de autógrafos na Capital

Quinta, 20 De Novembro De 2014 às 09h59

Poetas Rubenio Marcelo e Marcos Coelho realizam noite de autógrafos na Capital

Poetas Rubenio Marcelo e Marcos Coelho realizam noite de autógrafos na Capital

Na sexta-feira 21/11, 19h30min, no espaço cultural da Livraria Le Parolle (Rua Euclides da Cunha, 1126 - Jd. dos Estados - Campo Grande), os poetas Rubenio Marcelo e Marcos Coelho realizarão descontraída Noite de Autógrafos com seus livros mais recentes.

Rubenio Marcelo, que é membro e secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, apresentará o seu livro “Veleiros da Essência”; e Marcos Coelho, que é membro e vice-presidente da Academia Douradense de Letras, autografará o seu livro “Poesia em Cores”.

O evento, além de representar uma interação literocultural das duas Academias de Letras (ASL e ADL), significa um intercâmbio poético das duas cidades (Campo Grande e Dourados).

O livro Veleiros da Essência (Ed. Life, 2014) é aprovado pelo FMIC/FUNDAC e contém 192 páginas com 80 poemas escolhidos (principalmente em versos livres) da fase atual de Rubenio Marcelo. A obra possui apresentação de Raquel Naveira (da ASL) e prefácio de José Fernandes (da AGL).

Sobre o livro, assim afirma o presidente da UBE-MS, Samuel Medeiros: “Veleiros da Essência é um livro para ser adotado por quem lê devagarzinho e, como na música, num compasso deadágio, meditativo; por isso mesmo, com mensagens permanentes”. 

Marisa Serrano, acadêmica da ASL e Conselheira do TCE-MS, em sintonia com o livro de Rubenio Marcelo, firma: “Estes Veleiros carregam o que o poeta tem de melhor em qualidade e experiências para partilhar conosco a sua luz”. Já a escritora Glorinha Sá Rosa afirma: “Rubenio traça o estatuto do fazer poético, quando reinaugura territórios de palavras que traduzem o que denominamos vida”.

“Veleiros da Essência” é credenciado também por críticos literários nacionais, como o escritor e presidente da UBE-SP, Joaquim Botelho, que timbra: “Rubenio Marcelo trabalha com talento os seus versos...navega belamente no léxico e elegeu para este livro um tema arrebatador, como a viagem do albatroz”.  E o presidente da Academia
Mato-Grossense de Letras, escritor Eduardo Mahon, assevera: “Um escritor pode ter um lance de sorte e a genialidade sorrir por um breve instante, num verso, numa poesia. Ocorre que nas poesias de Rubenio Marcelo, esse sorriso fica estampado a cada composição”.

Poeta escritor e revisor, Rubenio Marcelo é autor de dez livros publicados. Detentor de relevantes premiações literoculturais, participou – como convidado – da I Bienal Internacional de Poesia (que aconteceu em Brasília, reunindo expressivos nomes da poesia nacional e do exterior) e recentemente da Feita Literária Internacional de Tocantins.

O livro “Poesia em Cores” (Ed. Seriema, 2014) é a segunda publicação do poeta douradense Marcos Coelho. Prefaciado pela poetisa e escritora Maria A. Pontes, a obra (que possui 90 páginas) é de temática livre e contém expressiva dosagem de arte visual - assim,  cada página apresenta cores e figuras harmônicas (formas e poesia), que complementam o conteúdo dos poemas e interferem e se mesclam ao que vai escrito. O poeta afirma que utiliza a ferramenta visual para despertar a imaginação do leitor: “são poesias para os olhos, um verdadeiro convite ao leitor  para que sinta os poemas em cores e por inteiro”. Isso é o novo no livro “Poesia em Cores”, que foi financiado pela Prefeitura Municipal de Dourados através do  FIP (Fundo de investimentos à Produção Artística e Cultural de Dourados).

Poeta e escritor, residente em Dourados, Marcos Coelho é formado em Letras e pós-graduado em Língua Portuguesa, Literatura e Artes. Já participou do “Encuentro Literário Internacional Cataratas del Iguazu” (na Argentina), do “Encuentro de Escritores Del Mercosur” e do “Congreso Internacional de Educación Intercultural y Literatura Conteporânea”, dentre outros eventos importantes.

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202