Sesc Horto recebe espetáculo inspirado na literatura de Galeano nesta quinta

Quinta, 19 De Janeiro De 2017 às 15h06

Sesc Horto recebe espetáculo inspirado na literatura de Galeano nesta quinta

Sesc Horto recebe espetáculo inspirado na literatura de Galeano nesta quinta

No dia 19 de janeiro, quinta-feira, o Teatro Prosa, do Sesc Horto, recebe o espetáculo “Patas Arriba”, Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2015, inspirado na obra “Patas Arriba – La escuela del mundo”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, um dos mais célebres da América Latina.

A encenação terá início às 20 horas, com entrada gratuita, mas é preciso chegar pelo menos uma hora antes para retirar os convites, que são limitados.

Por meio da literatura de Galeano, autor contemporâneo, um dos mais célebres de toda a América Latina, surge a inspiração para um trabalho coreográfico engajado no questionamento de uma sociedade controversa e na poética da simplicidade dos meios de vida.

Em Patas Arriba, Galeano revela um mundo de desigualdades sociais e contradições nas relações impostas por diferentes formas de poderes, mas ao final da obra convida o leitor a um “voo”, a usufruir do “direito ao delírio”. A mensagem de Galeno, então, revela uma verdade contundente ao passo que promove uma possibilidade de reação, pois para o próprio autor “a primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la”.

É no “direito ao delírio” proposto em Patas Arriba, que o coreógrafo, Rui Moreira, buscou elementos para a composição coreográfica do espetáculo, que teve estreia em dezembro de 2014 em Porto Alegre/RS e Caxias do Sul/RS, em janeiro de 2015. Esta criação foi realizada com recursos do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013. No espetáculo, Rui assume a direção de um peculiar elenco formado por bailarinos contemporâneos e dançarinos de danças urbanas.

Dando continuidade ao trabalho, a produtora Humanitas Arte e Cultura propôs e foi agraciada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 – para promover a circulação do espetáculo Patas Arriba com o projeto Fronteiras Imaginárias, pelas Regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil, em cidades-gêmeas e da faixa de fronteira com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. A circulação abrange cidades nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

A criação de Rui Moreira é a um só tempo fator que legítima qualidade artística ao projeto por sua reconhecida trajetória e que promove a integração cultural entre o Brasil e os países vizinhos, a partir da obra de Eduardo Galeano.

Serviço – O Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3311-4300. Confira a programação do Sesc no site www.sescms.com.br

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202