Especialista da dicas para garantir vaga de emprego já na entrevista

Comportamento, vestimenta, pontualidade, experiências e cursos podem ajudar o candidato

Quinta, 19 De Fevereiro De 2015 às 12h30

Especialista da dicas para garantir vaga de emprego já na entrevista

Especialista da dicas para garantir vaga de emprego já na entrevista

Quem nunca sonhou em conquistar uma vaga de emprego, ali mesmo durante a entrevista com o empregador? Se você acredita que isso não é possível, engana-se, alerta o consultor de Recursos Humanos e coordenador de curso da Anhanguera, professor Jayro de Sousa.

Para os jovens que buscam uma boa oportunidade, Sousa ressalta que o candidato deve apresentar-se com roupas formais ou sociais, conforme o setor exija, e não se atrasar ou chegar muito adiantado. “Nunca use trajes que são depreciativos para a boa apresentação de um profissional”.

O consultor diz que outro fator que contribui para passar uma boa impressão ao empregador, é o candidato buscar informações a respeito da empresa até para argumentar as possíveis colocações durante a entrevista. “Não é recomendável fazer brincadeiras, falar de assuntos fora da pauta, usar gírias, mascar chiclete e nem bala”.

O candidato deve tratar as pessoas com gentileza e educação, pois estão todas envolvidas com o procedimento de sua contratação. “É importante ter uma visão holística, não bajular, nem falar palavras agressivas e controlar a ansiedade”, pontua. Ele reforça ainda que os candidatos que buscam a primeira colocação no mercado de trabalho devem apresentar os cursos realizados, idiomas falados, habilidades, conhecimento e atitudes que possam favorecer a contratação.

As redes sociais podem ajudar na seleção ou mesmo prejudicar a escolha, para isso não acontecer, a recomendação do especialista é não se expor demais na internet, pois pode mostrar um lado que não agrada aos valores da empresa. Para expor as habilidades profissionais o mais recomendado é o Linkedin.

O consultor lembra que é preciso elaborar um currículo claro e objetivo, destacando a escolaridade, cursos e experiências. Um currículo bem feito, além de se diferenciar dos demais, auxilia o empregador a identificar o perfil do candidato e analisar se ele realmente se enquadra na vaga ofertada. O conteúdo deve estar com letra comum, tamanho 12, apenas na cor preta, sem utilizar o recurso de negrito.

Além do nome, endereço, idade, estado civil, sexo e contato de telefone e e-mail, não é necessário incluir dados de documentos pessoais. Outra recomendação importante é verificar no site da empresa o contato para encaminhar o currículo.

“Estas são algumas dicas interessantes. Procure melhorar seu currículo adicionando novas competências, mas sempre mantendo foco em sua profissão. Não desista, pois chegar aonde se quer quando há determinação é apenas questão de tempo”, finaliza o profissional.

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202