Mercado de trabalho: crescimento da internet criou novas profissões, saiba mais

Jovens são maioria em empresa sul-mato-grossense de internet e tecnologia. Conheça um pouco mais sobre a área e os novos cargos.

Isabela Ferreira

Quinta, 30 De Abril De 2015 às 10h07

Mercado de trabalho: crescimento da internet criou novas profissões, saiba mais

Mercado de trabalho: crescimento da internet criou novas profissões, saiba mais

Analista de relacionamento, coordenador de projetos de TI, analista de performance, desenvolvedor, analista de SEO, videomaker, web designer. Até poucos anos atrás, estas e outras profissões não existiam.

Mas, hoje, com a internet fazendo cada vez mais parte de nossas vidas, novos cargos têm surgido, mudando o cenário do mercado de trabalho e despertando o olhar dos jovens para um novo campo de atuação.

Pesquisas têm revelado a presença constante da internet em nosso dia a dia. Conforme dados de 2013 do Banco Mundial, hoje mais da metade da população brasileira tem acesso a internet. O smartphone já é um ‘companheiro’ inseparável de milhares de pessoas, segundo o ‘26º Relatório Anual de tecnologia da Informação’, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em abril deste ano, o Brasil possui mais smartphones do que computadores, notebooks e tablets em uso; são 154 milhões de celulares inteligentes e 152 milhões de computadores. Ao todo, 306 milhões de dispositivos conectáveis a internet no país; três para cada dois habitantes.

Com boa parcela da população conectada, as empresas começaram a enxergar a necessidade de ter algum tipo de presença online, de estar onde os clientes estão, seja por meio de um site institucional ou de e-commerce, perfil em redes sociais ou até mesmo um aplicativo. Assim, cresceu a demanda por serviços relacionados a internet e tecnologia e; novas áreas de atuação se abriram no mercado de trabalho.

Coordenando a área de recursos humanos de um grupo de empresas que oferecem serviços e soluções de desenvolvimento, marketing digital e hospedagem, o Grupo WTW, Raquel Belalian, conta que os jovens são maioria no quadro de colaboradores. “Temos cerca de 60 profissionais e a média de idade é de 26 anos. É uma equipe jovem que ensina e gosta de aprender, pessoas que querem sempre inovar e melhorar na entrega do resultado”, diz.

Aos 24 anos, Cristina Munaro, é analista de performance de uma empresa do Grupo de marketing digital, a 80 20 Marketeria Digital. Suas funções estão voltadas a métricas, números e indicadores. Atua com estratégias no desenvolvimento de mídia no Facebook, Linkedin e outras redes sociais. É quem mede desempenho e resultado das ações das marcas. Quando iniciou o curso de Publicidade e Propaganda não imaginava atuar neste segmento, mas aos poucos foi se interessando, lendo e pesquisando. 

“O que me motivou a atuar em uma empresa de internet e tecnologia foi a proporção que ela te oferece. As coisas na internet são instantâneas e hoje em dia você precisa ficar conectado e saber o que anda acontecendo pelo mundo afora”, afirma a jovem, que pretende trilhar carreira na área.

Os cargos de analista de perfomance, como o de Cristina e, de coordenador de contas, que necessita de um perfil organizado e com vasto conhecimento nos serviços de marketing digital, são os mais difíceis de encontrar pessoas habilitadas, segundo a coordenadora de recursos humanos Raquel.

“Por saber que trabalhamos em uma área “nova” não focamos exclusivamente em conhecimento técnico, acreditamos que podemos ensinar esse aspecto. Quando recrutamos buscamos pessoas que assumam responsabilidades, tenham sede de aprender e fazer melhor. A vivência na internet e paixão pela tecnologia são importantes, mas não fundamentais para escolha do candidato”, realça a coordenadora. Para qualificar os talentos, driblar a falta de mão de obra capacitada e manter a equipe antenada com as rápidas mudanças, o Grupo realiza periodicamente cursos e treinamentos internos.

Willian Raphael de Campos é outro profissional que segue carreira no segmento. Iniciou na Gestão Ativa, uma empresa de desenvolvimento do Grupo, como designer e depois passou a ser coordenador de projetos de TI. “Trabalho intermediando a comunicação entre o cliente e a equipe de produção, transformando o “sonho” do cliente em informações que a equipe técnica utilizará para construí-lo e, traduzindo as informações técnicas para o cliente de uma forma que ele compreenda. Além disso, tenho o papel de fazer o projeto acontecer, cuidando dos prazos, conferindo possíveis erros no projeto, coordenando todas as etapas até a entrega para o cliente”, completa.

A maior parte do quadro de funcionários da empresa é dividido em coordenadores de projetos, desenvolvedores, web designers, suporte, coordenadores de contas, analistas de design, analistas de performance, analistas de relacionamento, analistas de SEO, videomakers e produtores visuais. Mas também há funcionários das áreas ‘ditas’ tradicionais, como financeiro, comercial e RH, que compõem a estrutura administrativa da empresa e auxiliam no crescimento à longo prazo. Em um mercado aquecido, frequentemente o Grupo realiza recrutamento e seleção de novos talentos.

Conheça alguns cargos e funções:

Analista de Design: profissional que atua com a criação de artes para redes sociais, campanhas, anúncios, atendimentos, material interno e outros. Agrega valor para o cliente por meio da imagem.

Analista de Seo: por meio de estratégias, o profissional busca melhorar o posicionamento dos sites dos clientes nos mecanismos de busca, primando pelo aumento e otimização de conversões. Busca fazer com que o site do cliente chegue até o público-alvo por meio do Google. 

Analista de Relacionamento: profissional que atua com criação de contas, configuração de perfis e publicação de conteúdo nas redes sociais; trabalha com a imagem, posicionamento e presença da marca do cliente nas redes, cuidando da unidade de comunicação/design. Por meio de diversas atividades, faz o gerenciamento das mídias sociais.

Desenvolvedor:  profissional responsável pela programação do projeto, que pode ser um site, um sistema, loja virtual ou aplicativo.

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202