Encontro mostra importância do teatro entre crianças para ajudar no crescimento

Começou neste sábado, 26, e vai até o dia 30/11 (quarta-feira) o 1º ETECA – Encontro de Teatro entre Crianças. Com programação recheada de apresentações para toda a família, o evento visa mostrar a importância do lúdico na formação das crianças

Guto Oliveira

Campo Grande - Sábado, 26 De Novembro De 2016 às 21h12

Encontro mostra importância do teatro entre crianças para ajudar no crescimento

Encontro mostra importância do teatro entre crianças para ajudar no crescimento

O 1º ETECA – Encontro de Teatro entre Crianças – nasceu com o intuito de pensar a importância do teatro na infância como um aliado da educação e da formação do sujeito. Com apresentações para toda a família, tais como espetáculos infantis com e para crianças; rodas de conversas (grande foco do encontro) e oficina contação de historias para arte-educadores.

Vários artistas da cidade estão confirmados, bem como diretores de escolas, secretários de Estado, pais que levam seus filhos ao teatro, pais de filhos que fazem teatro, e principalmente crianças que fazem teatro para darem seus próprios depoimentos.

Serão cinco dias para debates, discussões, confraternizações, diversão e para conscientização da importância da luta pela arte como aliada fundamental na educação e no desenvolvimento do pensamento.

O Grupo Casa - Coletivo de Artistas foi concebido por Ligia Prieto, atriz e diretora de teatro, com formação em psicanálise, e Fernando Lopes Lima, ator, diretor e palhaço, graduado em Direção Teatral pela UNIRIO. Ligia e Fernando se mudaram para Campo Grande para dar continuidade à Casa da Poesia Alda Garcia, inaugurada pela poeta Nildes Tristão Prieto (falecida em 2013). Somando o teatro à poesia, formaram o Grupo Casa em março/2014 e inauguraram a Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto, homenageando a poeta Nildes Prieto. Uma sala de poesia se transformou num teatro com trinta lugares, e o espaço onde se dava aula para dez alunos hoje oferece curso para cem pessoas. Conta ainda com uma biblioteca com mais de mil e quinhentos livros aberta ao público.

Em quase três anos de Grupo Casa, já foram realizados cinco mostras infantis do Grupo Casinha. Movidos pela necessidade de defesa do teatro na infância, constroem o 1º ETECA. A sociedade não precisa só de técnicos robotizados; o mundo necessita de seres humanos com uma mente desenvolvida para a vida, a vida em conjunto, das diversas possibilidades sociais, políticas e culturais.

A construção de crianças moldadas pela arte irá proporcionar adultos que guardam suas crianças internas com sonhos e desejos e por isso a luta para que a arte envolva os dias de forma positiva, dando esperança para ter um mundo mais cheio de harmonia

Serviço

Evento: 1° ETECA - Encontro de Teatro entre Crianças
Local: Grupo CasaR. Caraíba, 8 - Chácara Cachoeira
Entrada: Um brinquedo ou um livro para doação
Contato: (67) 98185-9774 / 3326-0222

Programação


Sábado 26/11

17h Sarau do Grupo Casa
17h30 Música Boa para criança, Jane Ribeiro
18h VI Mostra Infantil do Grupo Casinha
19h As Aventuras de Bagacinho, Romeu e Julieta

Domingo 27/11

10h Tradicional pocket show
        Circo Le Chapeau no Pé de Jatobá
        (Praça das Águas)
17h VI Mostra Infantil do Grupo Casinha
18h Espetáculo “Boa Noite Barquinho”, Grupo Casinha
19h “Os Corcundas”, Circo do Mato no Pé do Jatobá
        (Praça das Águas)

Segunda 28/11

17h Sarau do Grupo Casa, Meu quintal é maior do que o Mundo
19h Palhashow, Direção Ramona Rodrigues
19h30 Mágicas, Palhaça Mixirica
20h A Poética de Manoel, Prosa e Segredo

Terça 29/11

19h Roda de Conversa: A Arte como Aliada da Educação no Desenvolvimento Infantil

Quarta 30/11
19h As Aventuras de Bagacinho, Dom Quixote
20h Despedida e Agradecimento

Fonte: Assessoria

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202