Whisky de Segunda: 14 anos do mais puro blues clássico

Se o blues está difundido na cidade e em alta nos dias atuais, muito se deve ao resgate da cena por conta de uma banda, que pode ser considerada uma das melhores da atualidade: Whisky de Segunda!

Senhor dos Rolês

Sábado, 25 De Novembro De 2017 às 13h00

Se o blues está difundido na cidade e em alta nos dias atuais, muito se deve ao resgate da cena por conta de uma banda, que pode ser considerada uma das melhores da atualidade: Whisky de Segunda!

Com pontapé inicial em 2003, a banda teve várias formações até chegar à atual, que conta com Robson Rodrigues nos vocais e Jefferson Rosa Pasa na guitarra, dupla remanescente da primeira formação. Depois, se juntaram o baterista Carlos Henrique “Rick Drummer” Oliveira, o baixista Cauê Fava e Eric Phill, nos teclados.

Como todo começo, os primeiros tempos foram difíceis, não haviam muitos lugares que davam espaço para o blues e eles tocavam para os amigos. À medida que os espaços iam se abrindo, eles iam ocupando. Os primeiros shows vieram, houve um tempo em que o blues estava em evidência no estado e eles se aproveitaram deste momento, até que a cena deu uma esfriada. De 4 anos para cá, a Whisky de Segunda vem batalhando para elevar o nome do blues de Mato Grosso do Sul ao seu devido lugar, que é o respeito do público.

Em 2013, com o objetivo de difundir o blues, eles promoveram o circuito Tour Urbana e levaram o estilo aos terminais de ônibus de Campo Grande, além de tocarem em locais públicos de grande circulação, como o Lago do Amor, a Morada dos Baís (do lado de fora, na calçada), na pista de skate da Orla Morena, no Parque do Sóte, entre outros, tudo para difundir a paixão pelo blues.

Com muita dedicação, a banda lançou um CD em 2014, gravado em Chicago, nos Estados Unidos. Com o nome de “From Campo Grande to Chicago”, eles contaram com a participação de diversos mestres do blues da cidade americana na gravação, como o guitarrista Breezy Rodio (que fez o convite e viabilizou o processo de gravação em solo americano), Lurrie Bell, Billy Branch, Omar Coleman, Carl Weathersby, entre outros.

Com uma trajetória que se pode dizer vitoriosa, recentemente a banda participou de um festival de blues em São Paulo, na casa The Orleans, e foram aclamados como a banda mais bem votada pelo público participante, escolhidos entre 9 grupos de diversos estados do país.

Faltam adjetivos para falar da grandeza da banda, responsável por inserir Campo Grande no caminho de grandes nomes do blues nacional e internacional. Em 2013, a Whisky de Segunda promoveu o MS Blues Festival, que trouxe diversos astros e estrelas do blues, tanto nacional quanto internacional. Nomes como Ivan Marcio, Decio Caetano, Igor Prado, Big Gilson, Fernando Noronha, do lado brasileiro, e os internacionais Guy King, Muddy Morganfield (filho de Muddy Watters), Breezy Rodio (que está em Campo Grande e vai participar do show no sábado), Jay Malano, Tia Carrol, Lurrie Bell, Eddie Taylor Jr, Demetria Taylor, Donny Nichilo, Omar Coleman e Greg Wilson.

Com esta constelação de astros e estrelas, o gosto pelo blues acabou despontando em muitas pessoas, fazendo com que se sobressaíssem também os nomes que já atuavam na cena local, dando força para o movimento blues. Não por acaso, outras bandas ajudaram o Whisky de Segunda a promover o estilo, que além de Bêbados Habilidosos, também reconhece o talento de Zé Pretim, Luis Ávila e de toda uma galera um pouco mais recente, mas que está mostrando que é um movimento consistente, com bandas como Shuffle 67, Big Mama (que voltou à ativa recentemente) e artistas como o gaitista Rick Bergamo, Renato Mendes e a sua Old Trouble.

E é com muita alegria que comemoramos o aniversário desta banda, com um show do mais puro blues clássico, neste sábado, no Blues Bar, com convidados especialíssimos: Clayton Sales, Luis Ávila (Projeto MPBlues), Erika Espíndola, Rick Bergamo (Shuffle 67), Fábio Corvo (Bando do Velho Jack), Gonçalo Jr (Cassino Boogie) e mais o guitarrista italiado, radicado em Chicago, Breezy Rodio.

Vale a pena prestigiar essa galera, que enche de orgulho o Mato Grosso do Sul, por mostrar que o blues está mais vivo e pulsante do que nunca.
Whisky de Segunda: 14 anos do mais puro blues clássico

Whisky de Segunda: 14 anos do mais puro blues clássico