Campo Grande ganha novo Clube do Vinho em Abril

Cada vez mais o campo-grandense vem aderindo ao chamado “néctar dos deuses” e descobrindo as delícias do vinho.

Theresa Hilcar

Quarta, 09 De Abril De 2014 às 15h50

Campo Grande ganha novo Clube do Vinho em Abril

Campo Grande ganha novo Clube do Vinho em Abril

Cada vez mais o campo-grandense vem aderindo ao chamado “néctar dos deuses” e descobrindo as delícias do vinho. O que antes parecia improvável, pelo clima e costumes, pedir uma garrafa de vinho no restaurante hoje se tornou absolutamente comum. E para quem quer conhecer novos sabores e aprender mais sobre esta bebida milenar, nada melhor do que uma boa confraria, onde pessoas se reúnem em torno de um único objetivo: o vinho. Esta é a proposta da Confraria Terroir Pantaneiro, que será lançada no próximo dia 15 de Abril, no Território do Vinho.

Quem está no comando desta deliciosa empreitada é o médico cardiologista Ewerton de Carvalho e Sousa, cuja paixão e interesse pela bebida faz dele mais que um enófilo militante, mas um especialista no assunto. Formado na prestigiada ABS/RJ (Associação Brasileira de Sommelier do Rio de Janeiro) deu aulas na instituição (Barra da Tijuca) até o final de 2012. Só deixou a Associação porque a medicina o trouxe para Campo Grande.
E foi com o propósito de compartilhar informações que ele resolveu criar a confraria. “Tudo que se aprende deve ser passado adiante”, diz Carvalho, confessando que pretende ainda, abrir uma filial da ABS em Mato Grosso do Sul. A confraria, segundo ele, tem o objetivo de reunir pessoas que querem aprender mais sobre vinhos.

Durante os encontros haverá degustação de vinhos e harmonização gastronômica, além de explicações e referências sobre a bebida. Carvalho espera despertar nas pessoas o interesse pelo que ele chama de “Bacolândia”, numa referência ao deus do vinho na mitologia grega – Baco.  Além disto, diz que reuniões de degustação são sempre muito agradáveis porque “o melhor vinho é aquele que se toma entre amigos”.

A escolha do nome Confraria Terroir Pantaneiro, além é claro de homenagear o Estado de Mato Grosso do Sul desperta a curiosidade. Afinal terroir é um termo criado pelos franceses que não possui tradução em outros idiomas. Por isto, Carvalho dá a primeira de muitas informações sobre o mundo do vinho: “Terroir é um conjunto de fatores que influencia o desempenho do vinhedo, a qualidade da uva colhida e acaba participando da personalidade final do produto, como se fosse uma assinatura de cada região produtora.”, explica.

Para participar da Confraria é preciso ser associado ou convidado por um dos sócios. “É uma entidade sem fins lucrativos, cujo único objetivo é promover a cultura do vinho, estimulando a cultura e o hábito da sua degustação, através de jantares, palestras e outros eventos ligados a vinicultura e a enologia”, explica o idealizador da Confraria, que também é profundo conhecedor de cafés gourmet”.  O grupo é restrito ao número de 30 pessoas. Salute!

Mais informações podem ser encontradas através do telefone (67) 8149-0002.

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202