Centro Cultural José Octávio Guizzo

Centro Cultural José Octávio Guizzo

Centro de Eventos

Rua Vinte e Seis de Agosto, n 453 - 79002-081
CAMPO GRANDE - MS
(67) 3317-1795
www.fundacaodecultura.ms.gov.br/centrocultural/
Horrio de funcionamento: Terça a sexta-feira das 8h às 22h e domingo das 13h às 18h

Informaes sobre o local

O Centro Cultural de Mato Grosso do Sul foi fundado através de decreto do Governador Wilson Barbosa Martins em 11 de outubro de 1984, localizado na Rua 26 de Agosto, antiga Rua Velha que é considerada a primeira rua de Campo Grande.  Segundo Idara Duncan foi de grande importância o empenho de Nelly Martins, artista plástica e à época primeira dama do Estado, no sentido de materializar o primeiro espaço físico exclusivamente destinado à cultura em Mato Grosso do Sul.

No terreno onde se localizava a antiga usina elétrica (1919), foi construído na década de 60 o prédio do Fórum da Comarca de Campo Grande.

Na década de 80 o Fórum foi transferido para o edifício onde funcionavam as repartições públicas do Estado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, que por sua vez foram transferidas para o recém construído Parque dos Poderes. Então, aproveitando a edificação do antigo fórum, foi fundado o Centro Cultural de Mato Grosso do Sul.

No dia 20 de dezembro de 1989, através da lei 1.029, sancionada pelo Governador Marcelo Miranda, o Centro Cultural de Mato Grosso do Sul recebeu a denominação Centro Cultural José Octávio Guizzo, homenageando o advogado, historiador, estudioso do folclore, cineasta, estimulador de talentos, produtor cultural, músico, poeta e ex-presidente da Fundação de Cultura, falecido no dia 20 de novembro do mesmo ano. Houve também em 1989 a reforma do Centro Cultural e a construção do anexo com o teatro.

O Centro Cultural abriga salas com nomes de personalidades relacionadas à cultura como Teatro Aracy Balabanian, Sala Rubens Corrêa, Sala Conceição Ferreira, Galerias Wega Nery e Ignez Corrêa da Costa.

Funcionou também no Centro Cultural a Biblioteca Isaías Paim, atualmente instalada no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, a Pinacoteca Estadual que deu origem ao Museu de Arte Contemporânea (MARCO) e a Filmoteca que funciona hoje no Museu de Imagem e do Som (MIS). O edifício já passou por várias reformas ao longo do tempo, sendo que a última delas, em 1996, renovou todo o revestimento externo e criou um novo acesso, independente ao teatro.

Locais Relacionados

  • Novotel

    Hospedagem

  • Grand Park Hotel

    Hospedagem

    O Grand Park Hotel está localizado em uma região nobre da principal avenida da capital sul-matogrossense. A apenas alguns minutos dos principais bares e restaurantes da cidade, o hotel fica em frente ao Shopping Campo Grande e próximo ao Parque dos Podere

  • Hotel Lago Azul

    Hospedagem

    O Hotel Lago Azul é uma excelente opção para quem deseja conhecer a cidade de Bonito, mundialmente famosa pelas suas fantásticas grutas, cachoeiras, rio e lagos de águas cristalinas.

  • Parque das Nações Indígenas

    O que visitar

    Localizado nos altos da Avenida Afonso Pena, o Parque das Nações Indígenas ocupa área de cerca de 119 hectares e preserva uma reserva ecológica.

  • Campo Grande

    Cidade

    Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, também conhecida e apelidada de “Cidade Morena”. Foi fundada em 1899 por colonizadores mineiros, a cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas.

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11 Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202