Campo Grande ganha novo Clube do Vinho em Abril

Cada vez mais o campo-grandense vem aderindo ao chamado “néctar dos deuses” e descobrindo as delícias do vinho.

Quarta, 09 De Abril De 2014 às 15h50

Cada vez mais o campo-grandense vem aderindo ao chamado “néctar dos deuses” e descobrindo as delícias do vinho. O que antes parecia improvável, pelo clima e costumes, pedir uma garrafa de vinho no restaurante hoje se tornou absolutamente comum. E para quem quer conhecer novos sabores e aprender mais sobre esta bebida milenar, nada melhor do que uma boa confraria, onde pessoas se reúnem em torno de um único objetivo: o vinho. Esta é a proposta da Confraria Terroir Pantaneiro, que será lançada no próximo dia 15 de Abril, no Território do Vinho.

Quem está no comando desta deliciosa empreitada é o médico cardiologista Ewerton de Carvalho e Sousa, cuja paixão e interesse pela bebida faz dele mais que um enófilo militante, mas um especialista no assunto. Formado na prestigiada ABS/RJ (Associação Brasileira de Sommelier do Rio de Janeiro) deu aulas na instituição (Barra da Tijuca) até o final de 2012. Só deixou a Associação porque a medicina o trouxe para Campo Grande.
E foi com o propósito de compartilhar informações que ele resolveu criar a confraria. “Tudo que se aprende deve ser passado adiante”, diz Carvalho, confessando que pretende ainda, abrir uma filial da ABS em Mato Grosso do Sul. A confraria, segundo ele, tem o objetivo de reunir pessoas que querem aprender mais sobre vinhos.

Durante os encontros haverá degustação de vinhos e harmonização gastronômica, além de explicações e referências sobre a bebida. Carvalho espera despertar nas pessoas o interesse pelo que ele chama de “Bacolândia”, numa referência ao deus do vinho na mitologia grega – Baco.  Além disto, diz que reuniões de degustação são sempre muito agradáveis porque “o melhor vinho é aquele que se toma entre amigos”.

A escolha do nome Confraria Terroir Pantaneiro, além é claro de homenagear o Estado de Mato Grosso do Sul desperta a curiosidade. Afinal terroir é um termo criado pelos franceses que não possui tradução em outros idiomas. Por isto, Carvalho dá a primeira de muitas informações sobre o mundo do vinho: “Terroir é um conjunto de fatores que influencia o desempenho do vinhedo, a qualidade da uva colhida e acaba participando da personalidade final do produto, como se fosse uma assinatura de cada região produtora.”, explica.

Para participar da Confraria é preciso ser associado ou convidado por um dos sócios. “É uma entidade sem fins lucrativos, cujo único objetivo é promover a cultura do vinho, estimulando a cultura e o hábito da sua degustação, através de jantares, palestras e outros eventos ligados a vinicultura e a enologia”, explica o idealizador da Confraria, que também é profundo conhecedor de cafés gourmet”.  O grupo é restrito ao número de 30 pessoas. Salute!

Mais informações podem ser encontradas através do telefone (67) 8149-0002.
Campo Grande ganha novo Clube do Vinho em Abril

Campo Grande ganha novo Clube do Vinho em Abril