CGNet - Comece falando um pouco sobre você e sua trajetória profissional.
Luciana Teixeira - Estudar arquitetura mudou minha percepção do mundo externo. Me tornei mais sensível as formas, as cores, as texturas. Percebi que um bom projeto de arquitetura pode mudar a vidas das pessoas e tornar o dia-a-dia delas mais fácil e mais feliz. Alcançar este objetivo é a mola propulsora do meu trabalho.
Este ano estou completando 15 anos de trajetória profissional, me formei na virada do século (1999), auge do estilo minimalista: a pureza das formas, a busca pela limpeza visual e os espaços fluídos estarão sempre presentes no DNA do meu trabalho.
Chamamos essa assinatura de traço, aquela percepção de bater o olho no projeto e saber quem assina. È quase intuitivo, claro que traduzir os desejos do cliente no projeto é sempre um objetivo e uma obrigação, mas o gosto do arquiteto sempre vai aparecer e deve ser bem vindo, daí a importância de contratar um profissional que vc se identifique ou mais que isso: te emocione.
CGNet - Qual é o conceito da Sala de Leitura? Para quem ela foi pensada, ou para que momentos?
Luciana Teixeira - Pretendo criar um ambiente lúdico e sensorial, onde o visitante se sinta instigado a soltar a imaginação, afinal este é o maior prazer no ato de ler.
CGNet - A vida está ficando cada dia mais caótica, atraindo as pessoas para fora de casa para
cultura, descanso, lazer e diversão. Que elementos você traz para a Sala de Leitura que
podem resgatar o prazer de estar em casa, seja com família, amigos ou sozinho?
Acredito que a boa arquitetura deve ser pensada para fazer feliz, criar o cenário da vida em um ambiente, aconchegante, útil e criativo que convide as pessoas a ficar em casa e proporcione o encontro entre as pessoas da família e os amigos.
CGNet - Qual é o elemento mais diferente, inusitado ou inovador da Sala de Leitura? Qual foi a inspiração para ele?
Luciana Teixeira - A poltrona ROQUEEENROUUU que traz a minha assinatura e prioriza o conforto, é um convite ao visitante relaxar, folhear uma revista ou ler um livro. A peça será lançada na Casa Cor MS para comemorar os 15 anos de atuação profissional do meu escritório na área de arquitetura, decoração e design de mobiliário.
foto de Ivo Vicentim
CGNet - Que inspiração as pessoas podem tirar da Sala de Leitura e aplicar em suas próprias casas com facilidade (sem precisar redesenhar o ambiente)?
Luciana Teixeira - O projeto deixa claro que o princípio da elegância é a simplicidade e que fazer referência a estilos diferentes , misturá-los com as tendências , pode criar ambientes úteis, humanos, criativos e acolhedores.
A poltrona já está disponível, sendo sua produção somente por encomenda, e seu valor com consulta. Para mais informações por e-mail: arq.lucianateixeira@gmail.com, ou pelo telefone (67)3027-7174. O escritório fica na Rua Amazonas, número, 3024, na sala 01.